domingo, 7 de fevereiro de 2016

Crônicas da Marleida

                






SABEDORIA

                      *Marleida Parreira Rocha


Estamos iniciando mais um ano, um portal desconhecido se abre à nossa frente, capítulos novos para as histórias de nossas vidas, momentos felizes ou surpresas que não gostaríamos de presenciar. A forma como pensamos e agimos com certeza contribuirá de maneira significativa para que tenhamos sucesso e sejamos abençoados nesse novo ciclo de nossa existência.
É através dos atos mais simples do dia-a-dia que revelamos o nosso caráter e precisamos estar vigilantes, pois, por um pequeno deslize de conduta, destruímos a boa imagem que construímos através de décadas aos olhos de nossos semelhantes. Certamente é sábio quem utiliza o conhecimento e as experiências acumuladas de forma sensata e elegante, porque diplomas e certificados muitos podem adquirir, mas a admiração e o respeito poucos conseguem conquistar. Alguns parecem acreditar que serão ouvidos pelos seus gritos, sem perceber que muitas vezes somos queridos ou repelidos de acordo com o tom de voz que empregamos. Outros só querem falar e se esquecem da relevância de saber ouvir, porque é certo que aprendemos muito mais ouvindo, que falando.
Devemos pedir a Deus que nos dê sabedoria para não criticar, sem antes tecer um elogio ou apontar uma solução; não julgar, para não correr o risco de ser injustos; não cobrar o que não formos capazes de oferecer; preferir auxiliar de que acomodar; agradecer ao invés de pedir; agregar mais que subtrair; conter-nos para não agir por impulso e depois nos arrepender; espalhar alegria e otimismo em vez de provocar intrigas e decepções; acolher sem excluir e ter sempre uma palavra de fé e conforto para os que porventura estiverem descrentes e desanimados.



*Marleida Parreira Rocha – Educadora
Ituiutaba, 28 de janeiro de 2016


Um comentário:

  1. Parabéns, Marleida, pelo ótimo artigo. Sempre precisamos de boas leituras.

    Enio

    ResponderExcluir

 
;