quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Habilitação de eleitor - Arth Silva


Habilitação de eleitor
[Arth Silva]

Chato saber que o futuro do nosso país pode e será decidido nessas eleições por desentendidos, ou melhor, por gente que vota por farra, porque o pastor mandou ou ainda por não terem a menor ideia do que estão fazendo, estão apenas cumprindo sua obrigação. Resumindo, desculpe o palavreado: Nessas eleições o destino do Brasil será escolhido por idiotas.

É claro que nem todos são idiotas, porém grande maioria é exatamente dessa forma que citei. É que a democracia nesse caso específico (eleições), teoricamente parece algo lindo e perfeito, afinal, todos nós temos direitos iguais e o dever de dia 5 de outubro votar nos nossos representantes, mas infelizmente na pratica essa “democracia inconsequente” nos destrói.

Aqui vai uma indagação para me justificar: Por mais que pareça justo e “democrático” que todos possam dirigir seus carros por ai, acho que você concorda que antes de conduzir um veículo, é mais seguro que o motorista tire uma carteira de habilitação e esteja apto a dirigir um veiculo né? Que conheça as regras de transito e saiba o que pode e o que não pode fazer com o carro. Principalmente se ele for um motorista que transporta dezenas de passageiros em um ônibus. Dificilmente você deixaria a vida do seu filho nas mãos de um motorista de vã escolar não habilitado.

Acha que qualquer pessoa poderia fazer uma cirurgia sem antes ter passado por uma faculdade e conquistado um diploma? A questão é que existem várias atividades sérias que envolvem consequências que podem muitas vezes serem perigosas, por isso não devemos deixar algo tão importante na mão de qualquer um. E esse “qualquer um” não é no sentido de classe social, credo, cor, partido político ou time de futebol, e sim de pessoas que comprovaram que possuem o conhecimento para exercer tal atividade que pode definir o futuro de uma nação.

Por isso sou a favor da ideia que não exista o título de eleitor e sim a “habilitação de eleitor” e, pra tirar essa “habilitação” o interessado deveria fazer provas de conhecimento teórico que comprove que ele saiba pelo menos o básico do que é um sistema legislativo, e saiba também o que é e o que podem fazer pelo país um Deputado Estadual, um Deputado Federal, um Senador, um Governador e também um Presidente. Para se habilitar, o eleitor teria que ter no mínimo algumas noções básicas de economia , direito, sociologia para que possam realmente cobrar dos parlamentares de forma racional. Não seria um curso duradouro, poderia ser como a auto escola onde o aluno deve cumprir algumas horas/aula antes de fazer a prova. Enfim, essa habilitação de eleitor faria com que o cidadão soubesse da importância do que está fazendo, para que não vote apenas no candidato é mais engraçado, bonito, que tem o jingle mais grudento, que prometeu coisas impossíveis ou obrigatoriedade. Com esse diploma, o eleitor saberia votar com mais sabedoria e com certeza traria mais benefícios para seu município, estado e país.

Essa é uma ideia que pode ir contra o que a grande maioria preza pela tal “democracia”, mas acredito que enquanto não começarmos a filtrar de forma habilitada, as pessoas que escolhem o futuro do nosso pais, assim como importantes empresas fazem hoje para contratar seus profissionais e terem uma qualidade maior dos seus serviços, não teremos um desenvolvimento mais eficiente em saúde, educação, segurança e todas as áreas importantes que são as mais cobradas dos nossos representantes.
Enquanto não cobrarmos a qualidade dos eleitores, não temos muito direito de cobrar maior qualidade dos eleitos.

Agradecimento especial a Clarion de Laffalot

Arth Silva é escritor, desenhista, designer e redator publicitário, especialista em perder canetas azuis.
Autor do livro "Contos à Queima Roupa" e da coletânea de memórias dos idosos de Ituiutaba "Gavetas da memória".
Seus trabalhos literários podem ser lidos na página "Sonhando a Deriva".
fsarthur@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. ...assim seria importante as escolas voltarem com a matéria O.S.P.B.

    (parabéns pela ótima crônica)

    Enio

    ResponderExcluir

 
;