quinta-feira, 17 de abril de 2014

Histórias do nosso futebol



                   Quem viu, viu!
Enio Ferreira  

Muita saudade daquela turma, os craques do ”Três Coqueiros Futebol Clube”. O time durou somente o tempo da nossa juventude e foi uma época muito boa. 

Não chamo a atenção para o nosso singelo e empoeirado campinho, nem para as camisas verdes tão bem cuidadas pelas mães; nem tão pouco para a beleza das moças que floriam na beira do campo, muito menos para o Dudu que jogava na posição que queria por que era o dono da bola. Falo do goleiro, não do Pancho que era o titular, mas do goleiro reserva o Mancado. 

Também não falo do Mancado só por que tinha uma perna mais curta e por isso balançava ao caminhar e daí o apelido. Falo do Mancado que estava na turma desde o início e por isso tinha vaga garantida no time, mas se fosse pelo futebol coitado... Na linha não dava pra ele, então tentava ser goleiro.           

Mancado ficou famoso jogando no gol, mas não pelas grandes defesas, foi mais pelos frangos memoráveis que tomou. Imaginem que certa vez num jogo contra o... Agora não me lembro se foi contra o Guarani do Progresso, ou o Palmeiras da Praça 13 de Maio ou, ainda, o Cruzeiro da Junqueira... Ou foi contra o Córrego da Chácara? Acho que foi um desses aí. Lembro que ganhávamos de 4 a 0 quando, aos vinte minutos do segundo tempo, o nosso goleiro se machucou. Na reserva estava o Mancado. Aí complicou. Ninguém confiava nele e, eu mesmo fui um que se ofereceu para ficar no gol, mas o Dudu disse que o jogo tava fácil e tínhamos que dar uma chance para o Mancado... É difícil de acreditar, mas foi isso que aconteceu: aos 42 minutos já estava 4 a 4 – o Mancado tomou 4 gols em 24 minutos. E, ainda, aos 45, terminando o jogo, aconteceu uma falta contra nós. Eu, que estava perto do gol, falei: “Mancado, o empate ainda serve pra nós, pega essa!” Mas infelizmente não deu outra, o atacante chutou lá da intermediária, Mancado foi na bola, escorregou e a bola entrou! O Neneco quis reclamar, mas ele saiu com essa: “À lá Zico, uai! Pegar como?”                

Certa vez estávamos o time quase todo, passando um fim de semana na praia lá da cidade de São Simão. No sábado á tarde nos convidaram para um racha contra um time de jogadores profissionais goianos que, também, estavam por lá à passeio. Foi a primeira e a única vez que enfrentamos um time profissional e, por incrível que pareça, ganhamos! Quem estava no nosso gol era o Mancado. Nesse jogo ele pegou tudo! Até pênalti defendeu! O time deles ficou tão impressionado que o seu técnico quis contratar o Mancado:  

Mancado, à proposta, respondeu com as mãos erguidas para o Céu: “Essas defesas quem viu, viu, quem não viu, nunca mais!”                               
                                           

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;