sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Crônicas do Saavedra



A CRÔNICA DE ADÃO    
Saavedra Fontes 
                                                                              
Sábia é a Bíblia quando proclama Adão o pai do gênero humano. Principalmente porque o fez de barro, material fraco de pouco consistência e durabilidade. Um simbolismo coerente com a ideia que o Homem fazia de si mesmo no mundo antigo. Um pensamento que condiciona uma realidade irrefutável, que é a fragilidade do Ser Humano diante da necessidade de uma evolução espiritual, que lhe assegure a tranquilidade e os sonhos de um mundo civilizado.
A argila é fraca, entregue aos caprichos da Natureza evapora-se, seca, e transformada em poeira com o sopro da brisa se espalha ou dilui-se com a chuva que cai. Mas foi com a exigência de transformar o espírito, enrijecendo-o, que fomos educando-nos, suportando nossas fraquezas e vencendo os vícios originais. Nasce daí o princípio da educação, que vive no desejo íntimo de cada um de procurar melhorar sempre. Desejo este obscuro, mas latente até no mais atrasado dos homens.
Por isso a grande responsabilidade do educador está no fato de que só se ensina através do exemplo, seja no convívio do lar ou na participação da escola. É vivendo que se ensina, é observando que se aprende. Regra muito rígida e palavras inconsequentes servem apenas para complicar, ao exigir uma e exibir outra completamente diferente.
O grande número de desajustes sociais vem dessa hipocrisia, adotada pela maioria dos pais e professores. A própria sociedade é um celeiro de vícios e nos sugere, constantemente, que só os tolos assumem os valores éticos. Esta filosofia na teoria e na prática desestrutura, leva aos consultórios psiquiátricos um grande número de pessoas frustradas. Grande parte da culpa cabe às religiões, severas e irresponsáveis nas promessas de castigos e prêmios Divinos. Pastores incapazes de controlar os seus rebanhos, não sabem explicar que o Homem, que  é feito de barro duro e seco, nos embates da vida pode cair e espatifar-se. Mas pode recompor-se também, se a argila é boa, a água próxima e houver quem saiba remodelar.
Não sou evangélico e nem cultuo a Bíblia como tábua de salvação. Mas admiro-a  naqueles que a compilaram e ofereceram caminhos para o futuro da Humanidade.  Até nisto ela é perfeita, quando nos diz: Não vos escandalizeis! Referindo-se, naturalmente, aos instintos do animal que habita o Homem, alertando certamente os mais evoluídos de espírito, os puros e simples de coração.

Um comentário:

 
;