terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Gentilezas Urbanas



Gentilezas urbanas
Enio Ferreira - ALAMI

Rodar de bicicleta pelas ruas da cidade ultrapassa necessidade de se exercitar. Com tantas belezas urbanas o exercício vira prazer. Nossa cidade tem tantos lugares bonitos e agradáveis e que passando de carro a gente não percebe. Meu itinerário ciclístico são as arborizadas ruas do Setor Universitário, Capão da Lagoa, Bairros Ipiranga, Buritis e Canaã. 

Ruas de trânsito leve, muito verde, onde destaco a beleza do jardim da creche espírita Maria José Fratari (na Avenida Cincinato Freire); belezas naturais como a da lagoa no residencial Drumond. Arvores frutíferas vão surgindo no caminho: são mangueiras, goiabeiras, cajuzeiros: frutas que você pode ir, se maduras, colhendo e saboreando; na rua do Dr. Helis (que eu chamo de Avenida Pitangueiras), vários pés sempre com pitangas maduras em qualquer época do ano (de alto teor afrodisíaco). No portão de entrada da faculdade FTM é admirar-se com o belo pé de Cedro – uma arvore imensa, majestosa e exuberante onde se aninham casais de araras azuis.   – Cedro é a árvore símbolo do Líbano e, também, da Força e da Perseverança -           
Mas, a vista mais linda de Ituiutaba é à noite. Experimente ir pedalando ali à confluência das avenidas Geraldo Alves Tavares com o início da Magalhães Pinto, o local possui uma vista privilegiada digna de cartão postal e proporciona uma magnífica visão panorâmica do centro iluminado da cidade. 

Pedalando pela cidade se vê muitas coisas interessantes e até algumas particularidades que a gente nem imagina que já existia e que nem sonhava a nossa vã filosofia.    
 (também á noite, na confluência da Avenida Magalhães Pinto com a Avenida Ricardo Bali nota-se um pequeno aglomerado de moças; umas três ou quatro, ou até seis. São moças altas, enormes, que de longe parecem bonitas; todas muito elegantes nos vestidos justos; corpo Juliana Paes, cabelo Gisele Bündchen. Nunca tive a indiscrição de perguntar a elas o que fazem sempre por ali, mas, acho que são Recepcionistas, por ser a entrada principal da cidade devem estar no local afim prestarem informações aos cansados viajantes: endereços... Essas coisas. Isso é Gentileza Urbana, coisa de cidade grande, civilizada)       

Tire a sua bicicleta da garagem e vamos pedalar!
         
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;