terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crônicas do Marco Túlio


 
 
                        
 
Marco Túlio Faissol Tannús

resumo.da.opera@hotmail.com
 


Ética?...Ética (dado por dado)
      -parte da crônica publicada no Jornal do Pontal em 09/06/2009-

                                        De manhã bem cedo Dona Zenaide estava sentada no alpendre de sua casa, na 15 com a 18 e 20, bengala encostada na cadeira, mão direita alisando a mão esquerda abobalhada por um derrame. Chega de repente uma senhora mais simples, meio gorda, dizendo ter influência sobre 400 votos e queria dar apoio a seu genro, mas precisava falar com ele. Dona Zenaide, politiqueira havia muitos anos, mandou Sá Francelina apressar o Samir que o assunto era importante. Época de eleição concorria a prefeito, em 1962, Samir Tannús pelo PSD, Eurípides Alves de Freitas pela UDN e José Arsênio, pelo PTB. A coisa estava apertada e 400 votos eram sempre bem-vindos. Chega o Samir, cumprimenta a senhora e pergunta em que pode ajudar. A velha ataca direto: "Seu Samir, eu tenho um bar lá na vila Miisa que vive cheio de gente. Tenho 400 votos e quero apoiar o senhor, mas estou precisando de um balcão frigorífico novo. Os votos eu dou para quem me der o balcão." O candidato tentou escapulir: "Dona Maria, a senhora sabe que eu queria muito ajudar a senhora, mas minha campanha é pobre e eu não tenho condição. A senhora faz o seguinte: o Eurípides é empresário, tem dinheiro, vai lá e oferece para ele. Em todo caso, se ele não atender e a senhora quiser me dar a honra de ter seu apoio..." Nem terminou de falar e a velha retrucou certeira: "Ah, é gracinha? E você acha que dado por dado eu vou deixar de votar no Zé Arsênio?"###


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;